sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Férias e Compota de Amoras

Este ano resolvi passar o máximo de tempo das férias possível em casa do meu Pai em Besteiros freguesia de Alegrete Portalegre. Foi uma forma de estar mais tempo com ele já que durante o ano são apenas uns fins de semana de vez em quando!!

A variedade e quantidade de produtos provenientes da horta são tantos que me desperta ainda mais a vontade de cozinhar e fazer compotas e conservas para poder desfrutar destes sabores durante o ano. 

As amoras silvestres rodeiam parte do monte, e apesar de não ser tarefa fácil ir colhe-las, é sem duvida uma aventura com um final feliz!!


A primeira colheita rendeu um pouco mais de 1Kg que se transformou numa bela compota...

Ingredientes:
1 Kg amoras
700 gramas de açúcar

Preparação:

Pesar as amoras e lava-las em água corrente, colocar num tacho e adicionar o açúcar. Envolver as amoras com o açúcar e deixar assim por 1 hora. 

Levar ao lume e assim que levantar fervura reduzir um pouco, nesta fase o açúcar entra em ebulição e pode sair fora do tacho, perdendo-se assim parte da compota e sujando muito o fogão.


 Esta compota faz-se muito rápido uma vez que as amoras são um fruto de cozedura rápida. Verificar se a calda começa a ficar encorpada e nessa altura passar a varinha mágica, eu não reduzi completamente a puré pois adoro sentir algumas amoras quando como.


Colocar a compota acabada de fazer em frascos esterilizados (eu lavo bem os frascos e depois coloco-os molhados no microondas por 3 a 5 minutos), depois deixar algumas horas virados para baixo para ganhar vácuo, desta forma não precisa ferver os frascos com a compota lá dentro. Este processo permite que a compota ou restantes conservas durem por muito tempo, tenho algumas ainda do ano passado na sem qualquer alteração de sabor ou bolor.

Já provei e posso dizer que está deliciosa ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário