sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Conservar tomate - Compota de tomate

Continuando a utilização do tomate, e depois do molho, nada como uma boa compota para acompanhar um bom queijo alentejano ou simplesmente uma fatia de pão!!

Ingredientes
1kg de tomate
750 gramas de açúcar
1 vagem de baunilha
pau de canela

Comece por limpar o tomate de todas as peles, e sementes, eu não retiro as sementes na totalidade, deixo sempre ficar umas quantas, e esprema o tomate para que fique o minimo de liquido possível e desta forma adquira consistência mais rapidamente.

Colocar num tacho o tomate e açúcar e envolver bem, adicionar a vagem de baunilha e ou o pau de canela e envolver bem. Deixar repousar cerca de 30 a 45 minutos.
A adição da baunilha e da canela pode ser substituída por gengibre ou outra especiaria a gosto, ou pode optar por não colocar nada.
levar a lume moderado e assim que começar a ferver verificar se é necessário baixar a intensidade. O açúcar em ebulição tem tendencia a sair fora do tacho... e depois ter que limpar o fogão é uma chatice!!

 O tempo de cozedura varia em função da qualidade do tomate ser mais ou menos carnudo e libertar muita ou pouca água, assim convém ir verificando o ponto. Passar o tomate pela varinha mágica, eu deixo sempre alguns pedacinhos para depois saborear.


Colocar a compota acabada de fazer em frascos esterilizados (eu lavo bem os frascos e depois coloco-os molhados no microondas por 3 a 5 minutos), depois deixar algumas horas virados para baixo para ganhar vácuo, desta forma não precisa ferver os frascos com a compota lá dentro. Este processo permite que a compota ou restantes conservas durem por muito tempo, tenho algumas ainda do ano passado na sem qualquer alteração de sabor ou bolor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário