domingo, 20 de novembro de 2011

Torta de noz

Estava prometida ao meu Padrinho faz tempo... a torta de noz era um bolo habitual em casa da minha mãe quando eu era mais pequena (não é que eu seja já muito crescida LOL), a minha irmã fazia com perfeição. Não encontrei nos meus arquivos a receita, mas tinha alguma memória e depois de algumas pesquisas na net saiu uma torta de noz a relembrar o passado e assim cumprir a promessa ao meu Padrinho.


Massa - para 1 bolo:

  • 6 ovos
  • 12 colheres de sopa de açúcar
  • 6 colheres de sopa de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • a água de duas meias cascas de ovo
  • sumol de ananás


Cobertura e recheio:

  • 1 ou 2 pacotes de natas
  • Açúcar q.b.
  • nozes q.b.
  • chocolate em barra

Bater muito bem as gemas, o açúcar e a água até obter um creme muito fofo e esbranquiçado. Na mycook bati durante 7m vel. 5 com a pá misturadora. Passei a gemada para uma taça e envolvi a farinha, usei a nova farinha da Nacional para bolos altos e fofos pelo que não foi necessário adicionar fermento. Enquanto isto as claras iam ficando em castelo na mycook, 3m vel 5 usando a pá misturadora. Por fim adicionar as claras em castelo, mas apenas a envolver, sem bater.

Levar massa e levar ao forno (180º) até cozer, mais ou menos 25 mim, vigiar e cobrir com papel de alumínio se necessário.
Repeti a dose para ficar uma torta alta. Depois de frio humedecer a massa com sumol de ananas cobri uma das superfícies com as natas batidas em chantilly e colocar algumas nozes, colocar a outra metade do bolo e repetir a operação com o sumol. Cobrir toda a torta com o chantilly e decorar com nozes e chocolate em lascas.

Um comentário:

  1. Ana que linda que ficou. Um dia destes também tenho que experimentar, beijokas. Lucia

    ResponderExcluir